Santo Agostinho

Juntos estávamos e juntos havíamos de estar em comunidade de vida santa. Buscávamos um lugar onde pudéssemos servir-te com mais proveito. (Conf. 9, 8, 17)

Para ver o Dialogando clique na revista

 

Dizimistas Aniversariantes do mês de Março:

Ana Maria Kimaid

Josana Teresa Arraes Nunes

Josineide Maria de Oliveira Freire

Maria do Carmo de Jesus Carvalho

Maria Edvania Irineu

Maria José Baltar Jorge Moreira

Maria José Nosetti

Maria Regina Blaker Piler

Maria Velma Doria Vieira

Matilde Tedesco Dardengo

Sebastião Vieira

Zuleide de Souza Lima


A Comunidade
O Carisma Agostiniano Recoleto PDF Print Email
Avaliação do Usuário: / 3
PiorMelhor 
A Comunidade - Carisma


Os Agostinianos Recoletos vivem em comunidade fraterna, desejam seguir e imitar a Cristo, casto, pobre e obediente; procuram a verdade e estão a serviço da Igreja; esforçam-se para conseguir a perfeição da caridade segundo o carisma de Santo Agostinho.

O carisma agostiniano resume-se no amor a Deus sem condição, que une as almas e os corações na convivência comunitária de irmãos, e que se orienta a todos os homens para trazê-los e uni-los em Cristo dentro da Igreja.

A Ordem dos Agostinianos Recoletos é, com todo direito, herdeira da família religiosa fundada por Santo Agostinho. Patrimônio espiritual da Ordem são a vida, a doutrina e a Regra de Santo Agostinho, assim como os exemplos de santidade e os trabalhos pelo Reino de Deus de tantos homens ilustres que, no decorrer dos séculos, deram esplendor à grande família agostiniana.

 

CARÁTER CONTEMPLATIVO DA ORDEM

Elemento primordial do patrimônio de Santo Agostinho e da Ordem é a contemplação, que é vida para Deus, vida com Deus, vida em Deus, vida do próprio Deus; contemplação é também entrega total e incondicional do homem a Deus. O religioso agostiniano recoleto procura a Deus e entrega-se inteiramente a ele.

O agostiniano recoleto sente que sua vida está orientada para Deus como fim último e único. O conhecimento e o amor de Deus, sem outra recompensa que o próprio amor, constituem o exercício do amor da contemplação, que é o principal negócio do religioso nesta vida, e que se convertera em felicidade perfeita no reino celestial.

 

CARÁTER COMUNITÁRIO DA ORDEM

A comunidade, segundo o propósito de Santo Agostinho, propõe-se a imitar aquela primeira comunidade cristã dos Atos dos Apóstolos: “para que vejais onde está descrita a forma de vida que desejamos viver plenamente... Já sabeis o que queremos: pedi a Deus para que possamos levá-lo à prática”. Os irmãos vivem entre si unânimes e concordes pela mesma caridade, pela qual são uma só alma e um só coração em Deus e para Deus: chegou o amor e com ele a unidade dos irmãos.

A comunidade edifica-se na Igreja de Cristo sobre o fundamento da caridade, como a verdadeira família daqueles que tem Deus como Pai, Cristo como Irmão e a Igreja como Mãe.

Desta forma, na comunidade ninguém tem coisa alguma como própria. Tudo é comum: comum a propriedade; comum o próprio Deus; comum a herança; comum a glória celeste; comuns à própria alma e a alma de todos os irmãos; “porque na verdade tua alma não é somente tua, mas de todos os irmãos; como também as deles são também tuas; melhor, suas almas juntamente com a tua não são muitas almas, mas uma só alma: a de Cristo”.

Os irmãos, na comunidade, amam-se como filhos de Deus e irmãos em Cristo, honrando reciprocamente o Espírito Santo de quem são templos vivos; entregam sua vida e tudo que lhes pertence ao serviço do amor; aceitam-se mutuamente e sabem perdoar; praticam com delicadeza a correção fraterna e a recebem com humildade e ajudam-se com orações diante de Deus.

Entre os membros da comunidade reina uma amistosa convivência em Cristo: todos os irmãos fomentam em diálogo franco e mútua confiança, socorrem os doentes, consolam os desanimados, alegram-se sinceramente com as qualidades dos outros e com seus triunfos como se fossem próprios; ajudam-se e completam-se, unem seus esforços no trabalho comum e cada um se encontra na outorga sincera aos outros.

Na prática da vida comum todos mostram-se contentes por sua vocação e pela companhia dos irmãos, de tal forma que a comunidade possa difundir o bom odor de Cristo.

 

CARÁTER APOSTÓLICO DA ORDEM

A comunidade é apostólica e seu primeiro apostolado é a comunidade: dedicada à oração e à prática das virtudes e unida no santo propósito da vida comum exerce seu apostolado fundamental.

O religioso contemplativo e comunitário é apóstolo generoso e eficaz, porque tem dentro de si o amor, cuja essência é dar e comunicar, cujo impulso natural é expandir-se entre os semelhantes para levá-los para Deus, para Cristo. O religioso age e trabalha para que todos amem a Deus com os irmãos e está sempre disponível para o serviço dos homens e da Igreja, segundo o carisma da Ordem.

Todos os membros da comunidade ajudam-se mutuamente tanto na ação quanto na contemplação: “Que vós trabalheis em nós, e nós possamos dedicar-nos à contemplação em vós”.

 

 

 


 


 

27/03- 2ª FEIRA

MISSA EM HONRA A SANTA MÔNICA

17h30min

 

28/03 - 3ª FEIRA

OFICINA DE ORAÇÃO E VIDA

14h30min, maiores informações na secretaria paroquial

ESCOLA DE FÉ E CATEQUESE LUMEN CRHISTI

19h

MISSA EM HONRA A SANTO AGOSTINHO

17h30min

 

 

30/03 - 5ª FEIRA

AOS TEUS PÉS SENHOR

Adoração ao Santíssimo Sacramento - 19h30min

 

31/03 -6ª FEIRA

VIA -SACRA

16h30min

 

02/04 - DOMINGO

DOMINGO DO PÃO

Lembremo-nos de trazer os mantimentos para os mais pobres de nossa comunidade.

 

Catequese Paroquial

Inscrições e Reuniões: quartas -feiras às 18h30min e Domingos às 8h30min no Pátio do Colégio Santo Agostinho

ou após da missa das 10h.

 

  • Novo horário das missas dominicais:
  • 8, 10, 11:30, 17,18:30 e 20 hs.

Foi suprimida as missas das 7 e 8:30 e acrescentada a missa das 8h.

 

CURSOS DE NOIVOS 2016

DATAS:

12 de março

04 de junho

INSCRIÇÕES: http://cursodenoivospsm.com.br

 

CURSO DE BATISMO

Encontro de preparação para o batismo

Realizado na 2ª e 4ª quinta- feira do mês na capela da paroquia às 20h

Inncrições gratuitas na secretaria paroquial

PRÓXIMAS DATAS:

06 e 20 de abril