Santo Agostinho

“Ama e faz o que quiseres. Se calares, calarás com amor; se gritares, gritarás com amor; se corrigires, corrigirás com amor; se perdoares, perdoarás com amor. Se tiveres o amor enraizado em ti, nenhuma coisa senão o amor serão os teus frutos”.

Para ver o Dialogando clique na revista

 

Dizimistas Aniversariantes do mês de Março:

Ana Maria Kimaid

Josana Teresa Arraes Nunes

Josineide Maria de Oliveira Freire

Maria do Carmo de Jesus Carvalho

Maria Edvania Irineu

Maria José Baltar Jorge Moreira

Maria José Nosetti

Maria Regina Blaker Piler

Maria Velma Doria Vieira

Matilde Tedesco Dardengo

Sebastião Vieira

Zuleide de Souza Lima


Início
Retiro do Advento - Frei Vanderlei PDF Print Email

Advento: caminho para o Encontro

Estamos próximos a terminar o ano, que certamente levaremos na memória, alguns de seus momentos, em certas circunstâncias, adversos entre si, porém, já dispostos a um período: o passado. Nesse instante, algo novo surge, trazendo consigo grande expectativa; é o nascer de um novo ano, irradiante em todo ser humano que desperta em si o desejo constante de concretização para cada projeto formulado em seu interior. Vive-se assim o presente alentador em torno à novas conquistas.

Estas, consignadas pelo lindar no horizonte, buscando num incidir de esperança o despertar dos sonhos adormecidos, a verdadeira transformação da humanidade, aonde se dá a  realidade de uma sociedade construída na justiça, paz, felicidade e amor; abrindo assim, as portas de um futuro promissor, dando vida real no que era visto somente como ideal. Assim, pode-se ver que passado, presente e futuro, acontece no transitar natural da vida cotidiana de cada ser existente, marcado pelo simples movimento de cada instante a outro, ocorrente no dilatar da consciência que entrelaça passado e futuro num mesmo instante do presente; porém se translada ao exterior, no campo visível, inter-relacionando com os demais entes, permitindo originar a presença real do tempo, ou seja, é o próprio homem causa de seu tempo; é ele o tempo que faz viável o tempo de um e das demais coisas existentes em seu entorno. Por tanto, “o tempo é uma dimensão exclusiva do homem, pois é o único ser temporal que vive o tempo ao viver nele” (Muñoz Alonso).

Uma vez identificado o sentido do termo tempo, podemos dar um passo mais na reflexão proposta sobre o Advento. Segundo o dicionário português Aurélio, Advento -palavra que tem sua origem do latim adventus- significa vinda, chegada, começo, período das quatro semanas antes do Natal. Leva por si mesmo a particularidade de formar unidade com o Natal e a Epifania. Assim, observamos que o advento acontece num determinado momento. Momento este que nos permite perceber o existir transitório de um instante a outro, continuamente, ou seja, movimento que perdura em um determinado período, ocasionando um instante existencial temporal.

Advento é tempo existencial marcado pela espera de Alguém muito especial para todos nós os cristãos: espera da chegada do Senhor. Porém, esta espera não significa permanecer na comodidade da vida, sentados em belas poltronas, olhando pela vidraça da janela na espera que algo aconteça. O tempo que constitui o Advento é o tempo da existência, da própria existência do ser humano, que se vê chamado a empreender o caminho da busca contínua Daquele que vem chegando para o encontro com todos os homens de coração inquieto por conseguir a resposta que encha o vazio no seu ser interior. Este caminhar deve estar fundamentado na alegria, fé e esperança, dispondo todo seu ser homem numa verdadeira conversão, renovação e reconciliação, consigo mesmo, com Deus e com o próximo. Assim, cada passo dado leva-o a descobrir desde sua vivencia, uma autentica transformação, deixando para trás o homem velho marcado pelos equívocos e pecados cometidos na cotidianidade, para assumir agora a condição de homem novo, e assim poder alcançar viver o momento do encontro com aquele que veio para nos salvar: Cristo, o menino Jesus que volta a nascer uma vez mais, no interior de todos os homens que tenham coração arrependido e transbordado pela graça do Deus amor.

Queridos irmãos, no fique sentado na espera de uma triste ilusão. Este é o momento de sua decisão: assumir o propósito de caminhar durante estes quatro domingos que formam o Advento. Não estará sozinho. Aí terá a presença de Mateus, quem lhe ajudará a descobrir em cada momento propício, o autentico sentido para uma vida centrada para o Encontro. Deve cuidar-se  para que não se perda no caminho e correr o risco de entrar em horizontes incompreensíveis e devastadores. Tem que estar aberto ao modo de vida, proposto pelo evangelista, de viver em constante vigilância. Uma vigilância ativa regida por valores fundamentados na justiça, na verdade, no amor, na espera do Cristo Salvador. Por isso, a vigilância não pode ficar na rigidez de um olhar somente comprometedor, e sim, transformador, onde sua própria vigilância se verá transformada em deleite de felicidade, devido ao encontro com o Deus vivo e encarnado, Cristo Jesus, que vem para sua salvação, nossa salvação, pois jamais estará só. Muitos como você também estão no caminho para o Encontro com o menino Jesus que nasce na Belém de cada coração de todos os homens. Feliz Natal pra você meu irmão.

 

 

Fr. Vanderlei Fazolo, oar

 

 


 

27/03- 2ª FEIRA

MISSA EM HONRA A SANTA MÔNICA

17h30min

 

28/03 - 3ª FEIRA

OFICINA DE ORAÇÃO E VIDA

14h30min, maiores informações na secretaria paroquial

ESCOLA DE FÉ E CATEQUESE LUMEN CRHISTI

19h

MISSA EM HONRA A SANTO AGOSTINHO

17h30min

 

 

30/03 - 5ª FEIRA

AOS TEUS PÉS SENHOR

Adoração ao Santíssimo Sacramento - 19h30min

 

31/03 -6ª FEIRA

VIA -SACRA

16h30min

 

02/04 - DOMINGO

DOMINGO DO PÃO

Lembremo-nos de trazer os mantimentos para os mais pobres de nossa comunidade.

 

Catequese Paroquial

Inscrições e Reuniões: quartas -feiras às 18h30min e Domingos às 8h30min no Pátio do Colégio Santo Agostinho

ou após da missa das 10h.

 

  • Novo horário das missas dominicais:
  • 8, 10, 11:30, 17,18:30 e 20 hs.

Foi suprimida as missas das 7 e 8:30 e acrescentada a missa das 8h.

 

CURSOS DE NOIVOS 2016

DATAS:

12 de março

04 de junho

INSCRIÇÕES: http://cursodenoivospsm.com.br

 

CURSO DE BATISMO

Encontro de preparação para o batismo

Realizado na 2ª e 4ª quinta- feira do mês na capela da paroquia às 20h

Inncrições gratuitas na secretaria paroquial

PRÓXIMAS DATAS:

06 e 20 de abril