Santo Agostinho

“Vos sois a trombeta, o saltério, a cítara, o tambor, o coro, as cordas, o órgão, o címbalo sonoro de regozijo das coisas que soam bem, porque são harmoniosas” (Com. ao salmo 150).

Para ver o Dialogando clique na revista

 

Dizimistas Aniversariantes do mês de Março:

Ana Maria Kimaid

Josana Teresa Arraes Nunes

Josineide Maria de Oliveira Freire

Maria do Carmo de Jesus Carvalho

Maria Edvania Irineu

Maria José Baltar Jorge Moreira

Maria José Nosetti

Maria Regina Blaker Piler

Maria Velma Doria Vieira

Matilde Tedesco Dardengo

Sebastião Vieira

Zuleide de Souza Lima


Início
Sínodo da Família PDF Print Email

Vaticano apresenta nova metodologia de trabalho, dedicando cada semana a um tema

Cidade do Vaticano, 23 jun 2015 (Ecclesia) – O cardeal Lorenzo Baldisseri, secretário-geral do Sínodo dos Bispos, disse hoje no Vaticano que há algumas “exclusões” na relação da Igreja com as famílias, defendendo que é preciso “ver se alguns destes muros podem ser derrubados”.

O responsável falava na apresentação do documento de trabalho (instrumentum laboris) da próxima assembleia geral ordinária do Sínodo, que vai ter lugar no Vaticano entre os dias 4 e 25 de outubro deste ano, sobre o tema ‘A Vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo’.

A mesma ideia foi defendida por D. Bruno Forte, secretário-especial desta assembleia sinodal, para quem é urgente uma “conversão da linguagem” que assuma a necessidade de “mediação cultural”.

A segunda etapa do Sínodo sobre a família procura “integrar, porque ninguém deve sentir-se recusado ou excluído” pela Igreja Católica, falando sobretudo nas “situações de fragilidade, famílias feridas”.

“Nesses casos, como expressar a atitude de amor, de proximidade, de misericórdia do Senhor?”, questionou.

O cardeal Baldisseri assinalou o “notável interesse” que suscitou este processo, que já incluiu uma assembleia sinodal extraordinária em outubro de 2014.

As propostas enviadas à Santa Sé chegaram de conferências episcopais, dioceses, organizações católicas, universidades, centros de investigação e estudiosos,

Para o secretário-geral do Sínodo dos Bispos, as contribuições ajudaram a um “enriquecimento temático” neste documento de trabalho.

O cardeal italiano alertou ainda para o facto de a assembleia sinodal ser um espaço de diálogo e não “um Parlamento”, cabendo a última palavra ao Papa.

A conferência de imprensa adiantou que a assembleia de outubro do organismo consultivo, com representantes dos episcopados católicos de todo o mundo, vai ter uma nova metodologia.

Os trabalhos vão ser divididos em três semanas, abordando cada uma das partes do instrumento de trabalho (desafios, vocação e missão da família) com intervenções gerais e trabalhos de grupo (círculos menores) semanais.

Portugal vai ter como delegados o presidente da Conferência Episcopal, D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa, e o presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família, D. Antonino Dias, bispo de Portalegre-Castelo Branco.

Segundo D. Lorenzo Baldisseri, os últimos meses foram “extremamente úteis” para aprofundar o texto preparatório, divulgado em dezembro de 2014.

O cardeal Peter Erdo, relator-geral da 14ª assembleia geral ordinária do Sínodo, disse aos jornalistas, por sua vez, que a resposta da Igreja deve prestar particular atenção à preparação dos jovens para o Matrimónio.

O responsável sustentou que os trabalhos sinodais têm como referência os “ensinamentos de Jesus”, inclusive sobre o “adultério”.

Para o cardeal húngaro, a afirmação de uma atenção pastoral em relação aos homossexuais não implica o reconhecimento como “casamento” da união entre duas pessoas do mesmo sexo.

 

Nota do redator: Todos aqueles que esperam "avanços" no sentido do casamento com conjugues do mesmo sexo, aborto e casamento em segunda união podem esquecer, pois estas situações estão descritas na bíblia e isto não pode ser mudado. Podemos esperar um maior acolhomento para estes casos e talvez a possibilidade destes mesmos receberem os sacramentos da igreja.

 

 


 

27/03- 2ª FEIRA

MISSA EM HONRA A SANTA MÔNICA

17h30min

 

28/03 - 3ª FEIRA

OFICINA DE ORAÇÃO E VIDA

14h30min, maiores informações na secretaria paroquial

ESCOLA DE FÉ E CATEQUESE LUMEN CRHISTI

19h

MISSA EM HONRA A SANTO AGOSTINHO

17h30min

 

 

30/03 - 5ª FEIRA

AOS TEUS PÉS SENHOR

Adoração ao Santíssimo Sacramento - 19h30min

 

31/03 -6ª FEIRA

VIA -SACRA

16h30min

 

02/04 - DOMINGO

DOMINGO DO PÃO

Lembremo-nos de trazer os mantimentos para os mais pobres de nossa comunidade.

 

Catequese Paroquial

Inscrições e Reuniões: quartas -feiras às 18h30min e Domingos às 8h30min no Pátio do Colégio Santo Agostinho

ou após da missa das 10h.

 

  • Novo horário das missas dominicais:
  • 8, 10, 11:30, 17,18:30 e 20 hs.

Foi suprimida as missas das 7 e 8:30 e acrescentada a missa das 8h.

 

CURSOS DE NOIVOS 2016

DATAS:

12 de março

04 de junho

INSCRIÇÕES: http://cursodenoivospsm.com.br

 

CURSO DE BATISMO

Encontro de preparação para o batismo

Realizado na 2ª e 4ª quinta- feira do mês na capela da paroquia às 20h

Inncrições gratuitas na secretaria paroquial

PRÓXIMAS DATAS:

06 e 20 de abril