Santo Agostinho

“Amando o próximo e cuidando dele, vais percorrendo o teu caminho. Ajuda, portanto, aquele que tens ao lado enquanto caminhas neste mundo, e chegarás junto Daquele com quem desejas permanecer para sempre”.

Para ver o Dialogando clique na revista

 

Dizimistas Aniversariantes do mês de Março:

Ana Maria Kimaid

Josana Teresa Arraes Nunes

Josineide Maria de Oliveira Freire

Maria do Carmo de Jesus Carvalho

Maria Edvania Irineu

Maria José Baltar Jorge Moreira

Maria José Nosetti

Maria Regina Blaker Piler

Maria Velma Doria Vieira

Matilde Tedesco Dardengo

Sebastião Vieira

Zuleide de Souza Lima


Início
São Francisco PDF Print Email

O mês de outubro se abre com a celebração da memória de São Francisco de Assis. A liturgia da Igreja reconhece a ação do mistério pascal de Cristo na vida de seus santos. A atuação do Espírito Santo no Pobrezinho de Assis levou-o a se tornar uma das mais expressivas testemunhas da caridade de Jesus. As pessoas, ao longo dos anos, têm se identificado com o estilo de vida pobre e pacífico do santo. Ele foi reconhecido como a personalidade do milênio passado, segundo pesquisa respondida pelos leitores do jornal americano “New York Times”. Uma figura tão carismática e profunda como São Francisco de Assis revela aos cristãos o significado real da sua fé e anima os homens de boa vontade a perseverarem no caminho da paz e da fraternidade.

Francisco nasceu em Assis, entre os anos de 1181 e 1182. Era filho do comerciante Pedro e de Pica Bernardone. Fora batizado com o nome de João, mas em homenagem à França, teve seu nome posteriormente mudado para Francisco pelo seu pai. Como a maioria dos jovens do século 13, ainda na juventude, ele participou de uma campanha militar, em busca de fama, riqueza e reconhecimento. Essa experiência terminou com sua captura e um período de cativeiro. Contudo, em virtude de uma doença, foi libertado e retornou para Assis. O jovem de Assis, então, entra no exército de sua cidade para participar de uma cruzada organizada pelo Papa Inocêncio III. Por motivo de febre, ele não chegou a alcançar longas distâncias e acabou retornando a sua cidade. A partir daqui, Francisco começa a se questionar seriamente sobre os planos de Deus para sua vida. São célebres dois episódios ocorridos com ele: o beijo dado ao leproso e a escuta da voz de Jesus na igreja de São Damião, que lhe disse por três vezes: “vai e reconstrói a minha Igreja que está em ruínas”.

A reação do pai de Francisco diante das suas atitudes não foram as melhores: moveu um processo pedindo ao filho que devolvesse todos os bens recebidos. Assim, o pobrezinho de Assis se despe de suas roupas e decide viver como mendicante, ajudando os leprosos e os demais necessitados. Depois disso, escutando o trecho de Lc 9,3, decidiu entrar por um caminho de pregador itinerante do Evangelho. Com o tempo muitos passaram a seguir e a compartilhar os ideais de anúncio, de serviço e de pobreza que o animavam. Em 1209, o santo vai ao encontro do Papa Inocêncio III e consegue a aprovação para a sua ordem. Ao que tudo indica, o Pontífice teria tido um sonho no qual um religioso pequeno e insignificante segurava com os seus ombros a Basílica de São João de Latrão – mãe de todas as igrejas. Já em 1220, depois de voltar da Terra Santa, deixou o governo da Ordem aos cuidados de Pedro Cattani e enveredou pelo caminho da oração contemplativa, chegando a receber os estigmas. Sua morte é datada na noite de 3 de outubro de 1226.

O Papa Francisco ofereceu à Igreja, por ocasião da celebração da memória do santo, em 2013, três fecundos aspectos da vida de São Francisco. A identificação com Cristo crucificado – primeiro aspecto – é uma realidade clara na vida do Pobrezinho de Assis. Desde o chamado a reconstruir a Igreja a partir da cruz até a sua experiência dos estigmas e sua morte, há sinais eloquentes do serviço e do amor vividos por ele. É imperativo hoje que os cristãos se deixem tocar pela mensagem de entrega amorosa do crucificado. A vivência da paz franciscana – segundo aspecto – se identifica plenamente com a paz de Cristo. Não se deve confundir a paz, vivida por Santo de Assis, com um sentimento piegas nem com uma concepção panteísta do cosmos. Na verdade, a paz doada pelo Senhor e vivida pelo santo é compreendida como a vivência do mandamento do amor: “Amai-vos uns aos outros, como Eu vos amei” (Jo 13,34; 15,12). Por fim, o respeito por tudo o que Deus criou é o terceiro aspecto. São Francisco soube louvar a Deus por todas as suas criaturas. O louvor se presta pela voz e pela vida em consonância com a vontade divina. Por isso, o cuidado com o cosmos é uma tarefa da Igreja.

São Francisco de Assis continua tão atual como antes. Seu testemunho, aliás, rejuvenesceu, ainda mais, diante das necessidades atuais das pessoas, da sociedade e do cosmos. Pois, segundo o nosso Papa: “Nele se nota até que ponto são inseparáveis a preocupação pela natureza, a justiça para com os pobres, o empenhamento na sociedade e a paz interior” (LS 10). Que, pela intercessão do Pobrezinho de Assis, a Igreja tenha sempre mais o zelo apostólico para que se empenhe na salvação de todos.

Padre Vitor Gino Finelon

Professor das Escolas de Fé e Catequese Mater Ecclesiae e Luz e Vida

 

 


 

27/03- 2ª FEIRA

MISSA EM HONRA A SANTA MÔNICA

17h30min

 

28/03 - 3ª FEIRA

OFICINA DE ORAÇÃO E VIDA

14h30min, maiores informações na secretaria paroquial

ESCOLA DE FÉ E CATEQUESE LUMEN CRHISTI

19h

MISSA EM HONRA A SANTO AGOSTINHO

17h30min

 

 

30/03 - 5ª FEIRA

AOS TEUS PÉS SENHOR

Adoração ao Santíssimo Sacramento - 19h30min

 

31/03 -6ª FEIRA

VIA -SACRA

16h30min

 

02/04 - DOMINGO

DOMINGO DO PÃO

Lembremo-nos de trazer os mantimentos para os mais pobres de nossa comunidade.

 

Catequese Paroquial

Inscrições e Reuniões: quartas -feiras às 18h30min e Domingos às 8h30min no Pátio do Colégio Santo Agostinho

ou após da missa das 10h.

 

  • Novo horário das missas dominicais:
  • 8, 10, 11:30, 17,18:30 e 20 hs.

Foi suprimida as missas das 7 e 8:30 e acrescentada a missa das 8h.

 

CURSOS DE NOIVOS 2016

DATAS:

12 de março

04 de junho

INSCRIÇÕES: http://cursodenoivospsm.com.br

 

CURSO DE BATISMO

Encontro de preparação para o batismo

Realizado na 2ª e 4ª quinta- feira do mês na capela da paroquia às 20h

Inncrições gratuitas na secretaria paroquial

PRÓXIMAS DATAS:

06 e 20 de abril