Santo Agostinho

“Vos sois a trombeta, o saltério, a cítara, o tambor, o coro, as cordas, o órgão, o címbalo sonoro de regozijo das coisas que soam bem, porque são harmoniosas” (Com. ao salmo 150).

Para ver o Dialogando clique na revista

 

Dizimistas Aniversariantes do mês de Março:

Ana Maria Kimaid

Josana Teresa Arraes Nunes

Josineide Maria de Oliveira Freire

Maria do Carmo de Jesus Carvalho

Maria Edvania Irineu

Maria José Baltar Jorge Moreira

Maria José Nosetti

Maria Regina Blaker Piler

Maria Velma Doria Vieira

Matilde Tedesco Dardengo

Sebastião Vieira

Zuleide de Souza Lima


Início
Ano Santo Print

Papa na Missa: alegria e confiança, inicia tempo do grande perdão

Após o rito da introdução e o ato penitencial, no átrio da Basílica de São João de Latrão, o Papa Francisco, pronunciadas as palavras “É esta a porta do Senhor, abri-me as portas da justiça …”, subiu os degraus em silêncio, abriu a Porta Santa e rezou junto à Porta. Em seguida, o Santo Padre entrou na Basílica, seguido pelos concelebrantes e alguns representantes de religiosas e fiéis leigos, tendo-se dirigido à Cátedra donde continuou o rito da Santa Missa.

Juntamente com a abertura da Porta Santa da Basílica de S. João de Latrão abriu igualmente, neste domingo, a Porta Santa  da Basílica de S. Paulo Fora dos Muros, durante a Missa presidida pelo Cardeal Delegado do Santo Padre, James Harvey. Muitas outras Portas Santas espalhadas pelo mundo abriram também as suas Portas Santas neste domingo, dia 13 de dezembro.

Na homilia o Papa, inspirando-se nas palavras de Sofonias, disse que o convite à alegria dirigido pelo profeta à cidade de Jerusalém hoje é também dirigido a toda a Igreja e a cada um de nós, porque o Senhor revogou toda a condenação e decidiu viver entre nós, palavras estas – disse Francisco - que inspiram esperança e nos permitem olhar para o futuro com serenidade.

Neste terceiro domingo do Advento e com o Natal já próximo, prosseguiu o Papa, não nos podemos deixar levar pelo cansaço nem nos é consentido qualquer tipo de tristeza, embora tivéssemos motivo para tal devido às muitas preocupações e múltiplas formas de violência que ferem a nossa humanidade. A vinda do Senhor, como nos tempos de Sofonias, deve encher o nosso coração de alegria e confiança, reiterou Francisco:

"Deus protege” o seu povo. Num um contexto histórico de grandes abusos e violências, perpetrados, sobretudo por homens de poder, Deus faz saber que Ele mesmo reinará sobre o seu povo, que o não deixará mais à mercê da arrogância dos seus governantes, e que o libertará de toda a angústia”

Não devemos, portanto, deixar cair os braços por causa da dúvida, da impaciência ou sofrimento – continuou o Papa – pois o Senhor está próximo e nós, com a nossa afabilidade, devemos dar a todos o testemunho da proximidade e o cuidado que Deus tem para cada pessoa. E acrescentou:

E falando da Porta Santa, aberta nesta Basílica Papal e em todas as catedrais do mundo, o Papa sublinhou que também este simples sinal era um convite à alegria, porque inicia o tempo do grande perdão, é o Jubileu da Misericórdia, momento para redescobrir a presença de Deus e a sua ternura de pai. Mas, passar pela Porta Santa requer um compromisso radical, advertiu o Papa:

Cardeal Tempesta abre Porta Santa e proclama Ano Santo da Misericórdia

O arcebispo da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, abriu oficialmente neste domingo, 13 de dezembro, a primeira Porta Santa do Ano Santo da Misericórdia, na Cidade Maravilhosa. Situada no Centro – coração da cidade –, a Catedral Metropolitana de São Sebastião foi à primeira Igreja no Rio a ter suas portas abertas para o Jubileu da Misericórdia convocado pelo Papa Francisco, como uma oportunidade de profunda transformação dos fiéis, em que é concedido pela Igreja o dom da Indulgência Plenária.

De acordo com a CET-Rio, 10 mil fiéis participaram da procissão que saiu da Igreja Nossa Senhora do Carmo da Lapa em direção à Catedral, onde o cardeal celebrou missa após a abertura da Porta Santa e a proclamação do Ano Santo da Misericórdia.

“Hoje é um dia muito especial, pois junto com todas as catedrais do mundo inteiro nós abrimos o Jubileu da Misericórdia, onde somos convidados pelo Papa Francisco a celebrarmos essa misericórdia, ou seja, acolher o amor de Deus em nossa vida que nos ama com amor eterno e infinito, que nos perdoa... E assim a Igreja também é chamada a ser uma presença de amor e de perdão na sociedade. Um ano todo para que nós façamos esta experiência através das peregrinações, das confissões, da oração... Um ano para buscarmos o Senhor e encontrar em Cristo a vida e, consequentemente, anunciar para esse mundo que o mundo tem jeito, que é possível se amar e se perdoar em nossa sociedade”, afirmou Dom Orani.

As demais cerimônias para a abertura das Portas Santas na Arquidiocese do Rio ocorrerão no Santuário do Cristo Redentor, no Corcovado, às 12h, com Dom Antonio Augusto Dias Duarte; no Santuário de Nossa Senhora da Penha, na Penha, às 16h, com Dom Roque Costa Souza; no Santuário de Nossa Senhora de Schoenstatt, em Vargem Pequena, às 16h, com Dom Karl Josef Romer; na Igreja Nossa Senhora da Conceição, em Santa Cruz, às 18h, também com Dom Orani; na Igreja Coração Eucarístico, em Santíssimo, às 18h, com Luís Henrique da Silva Brito; e no Santuário da Divina Misericórdia, em Vila Valqueire, às 19h30, com Dom Paulo Cezar Costa.

O Jubileu da Misericórdia começou, oficialmente, no dia 8 de dezembro, na Solenidade da Imaculada Conceição, com a abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Também nessa data se comemora o 50º aniversário da conclusão do Concílio Vaticano II. Em razão de sua solicitude pastoral, o Santo Padre abriu a Porta Santa na Catedral de Bangui, na República Centro Africana, no dia 29 de novembro, quando em visita ao país. O encerramento do Ano Santo será no dia 20 de novembro de 2016.

 

 


 

27/03- 2ª FEIRA

MISSA EM HONRA A SANTA MÔNICA

17h30min

 

28/03 - 3ª FEIRA

OFICINA DE ORAÇÃO E VIDA

14h30min, maiores informações na secretaria paroquial

ESCOLA DE FÉ E CATEQUESE LUMEN CRHISTI

19h

MISSA EM HONRA A SANTO AGOSTINHO

17h30min

 

 

30/03 - 5ª FEIRA

AOS TEUS PÉS SENHOR

Adoração ao Santíssimo Sacramento - 19h30min

 

31/03 -6ª FEIRA

VIA -SACRA

16h30min

 

02/04 - DOMINGO

DOMINGO DO PÃO

Lembremo-nos de trazer os mantimentos para os mais pobres de nossa comunidade.

 

Catequese Paroquial

Inscrições e Reuniões: quartas -feiras às 18h30min e Domingos às 8h30min no Pátio do Colégio Santo Agostinho

ou após da missa das 10h.

 

  • Novo horário das missas dominicais:
  • 8, 10, 11:30, 17,18:30 e 20 hs.

Foi suprimida as missas das 7 e 8:30 e acrescentada a missa das 8h.

 

CURSOS DE NOIVOS 2016

DATAS:

12 de março

04 de junho

INSCRIÇÕES: http://cursodenoivospsm.com.br

 

CURSO DE BATISMO

Encontro de preparação para o batismo

Realizado na 2ª e 4ª quinta- feira do mês na capela da paroquia às 20h

Inncrições gratuitas na secretaria paroquial

PRÓXIMAS DATAS:

06 e 20 de abril