Santo Agostinho
"A oração é a afetuosa expansão do espírito para Deus." |
Dizimistas Aniversariantes do mês de Março:
Ana Maria Kimaid
Josana Teresa Arraes Nunes
Josineide Maria de Oliveira Freire
Maria do Carmo de Jesus Carvalho
Maria Edvania Irineu
Maria José Baltar Jorge Moreira
Maria José Nosetti
Maria Regina Blaker Piler
Maria Velma Doria Vieira
Matilde Tedesco Dardengo
Sebastião Vieira
Zuleide de Souza Lima
Corpus Christi |
![]() |
![]() |
![]() |
SANTA MISSA E PROCISSÃO EUCARÍSTICA
NA SOLENIDADE DO SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DE CRISTO
HOMILIA DO PAPA FRANCISCO
Praça São João de Latrão
Quinta-feira, 26 de Maio de 2016
«Fazei isto em memória de Mim» (1 Cor 11, 24.25). Esta ordem de Cisto é referida duas vezes pelo apóstolo Paulo, quando narra à comunidade de Corinto a instituição da Eucaristia. É o testemunho mais antigo que temos das palavras de Cristo na Última Ceia.
«Fazei isto» ou seja, tomai o pão, dai graças e parti-o; tomai o cálice, dai graças e distribuí-o. Jesus ordena que se repita o gesto com que instituiu o memorial da sua Páscoa, pelo qual nos deu o seu Corpo e o seu Sangue. E este gesto chegou até nós: é o «fazer» a Eucaristia, que tem sempre Jesus como sujeito, mas atua-se através das nossas pobres mãos ungidas de Espírito Santo.
«Fazei isto». Já antes Jesus pedira aos seus discípulos para «fazerem» algo que Ele, em obediência à vontade do Pai, tinha já decidido no seu íntimo realizar; acabamos de o ouvir no Evangelho. À vista das multidões cansadas e famintas, Jesus diz aos discípulos: «Dai-lhes vós mesmos de comer» (Lc 9, 13). Na realidade, é Jesus que abençoa e parte os pães até saciar toda aquela multidão, mas os cinco pães e os dois peixes são oferecidos pelos discípulos, e era isto o que Jesus queria: que eles, em vez de mandar embora a multidão, pusessem à disposição o pouco que tinham. E, depois, há outro gesto: os pedaços de pão, partidos pelas mãos santas e veneráveis do Senhor, passam para as pobres mãos dos discípulos, que os distribuem às pessoas. Também isto é «fazer» com Jesus, é «dar de comer» juntamente com Ele. Evidentemente este milagre não pretende apenas saciar a fome de um dia, mas é sinal daquilo que Cristo tem em mente realizar pela salvação de toda a humanidade, dando a sua carne e o seu sangue (cf. Jo 6, 48-58). E, no entanto, é preciso passar sempre através destes dois pequenos gestos: oferecer os poucos pães e peixes que temos; receber o pão partido das mãos de Jesus e distribuí-lo a todos.
«Partir»: esta é a outra palavra que explica o significado da frase «fazei isto em memória de Mim». O próprio Jesus Se repartiu, e reparte, por nós. E pede que façamos dom de nós mesmos, que nos repartamos pelos outros. Foi precisamente este «partir o pão» que se tornou ícone, sinal de reconhecimento de Cristo e dos cristãos. Lembremo-nos de Emaús: reconheceram-No «ao partir o pão» (Lc 24, 35). Recordemos a primeira comunidade de Jerusalém: «Eram assíduos (…) à fração do pão» (At 2, 42). É a Eucaristia que se torna, desde o início, o centro e a forma da vida da Igreja. Mas pensemos também em todos os santos e santas – famosos ou anónimos – que se «repartiram» a si mesmos, a própria vida, para «dar de comer» aos irmãos. Quantas mães, quantos pais, juntamente com o pão quotidiano cortado sobre a mesa de casa, repartiram o seu coração para fazer crescer os filhos, e fazê-los crescer bem! Quantos cristãos, como cidadãos responsáveis, repartiram a própria vida para defender a dignidade de todos, especialmente dos mais pobres, marginalizados e discriminados! Onde encontram eles a força para fazer tudo isto? Precisamente na Eucaristia: na força do amor do Senhor ressuscitado, que também hoje parte o pão para nós e repete: «Fazei isto em memória de Mim».
Possa o gesto da procissão eucarística, que em breve realizaremos, ser também resposta a esta ordem de Jesus Um gesto para fazer memória d’Ele; um gesto para dar de comer à multidão de hoje; um gesto para repartir a nossa fé e a nossa vida como sinal do amor de Cristo por esta cidade e pelo mundo inteiro
|
27/03- 2ª FEIRA
MISSA EM HONRA A SANTA MÔNICA
17h30min
28/03 - 3ª FEIRA
OFICINA DE ORAÇÃO E VIDA
14h30min, maiores informações na secretaria paroquial
ESCOLA DE FÉ E CATEQUESE LUMEN CRHISTI
19h
MISSA EM HONRA A SANTO AGOSTINHO
17h30min
30/03 - 5ª FEIRA
AOS TEUS PÉS SENHOR
Adoração ao Santíssimo Sacramento - 19h30min
31/03 -6ª FEIRA
VIA -SACRA
16h30min
02/04 - DOMINGO
DOMINGO DO PÃO
Lembremo-nos de trazer os mantimentos para os mais pobres de nossa comunidade.
Catequese Paroquial
Inscrições e Reuniões: quartas -feiras às 18h30min e Domingos às 8h30min no Pátio do Colégio Santo Agostinho
ou após da missa das 10h.
- Novo horário das missas dominicais:
- 8, 10, 11:30, 17,18:30 e 20 hs.
Foi suprimida as missas das 7 e 8:30 e acrescentada a missa das 8h.
CURSOS DE NOIVOS 2016
DATAS:
12 de março
04 de junho
INSCRIÇÕES: http://cursodenoivospsm.com.br
CURSO DE BATISMO
Encontro de preparação para o batismo
Realizado na 2ª e 4ª quinta- feira do mês na capela da paroquia às 20h
Inncrições gratuitas na secretaria paroquial
PRÓXIMAS DATAS:
06 e 20 de abril