Santo Agostinho

A Eucaristia é nosso pão espiritual de cada dia. Tão necessário para alma como é o pão de trigo para o corpo (Sermão 58, 4)

Para ver o Dialogando clique na revista

 

Dizimistas Aniversariantes do mês de Março:

Ana Maria Kimaid

Josana Teresa Arraes Nunes

Josineide Maria de Oliveira Freire

Maria do Carmo de Jesus Carvalho

Maria Edvania Irineu

Maria José Baltar Jorge Moreira

Maria José Nosetti

Maria Regina Blaker Piler

Maria Velma Doria Vieira

Matilde Tedesco Dardengo

Sebastião Vieira

Zuleide de Souza Lima


Início Legião de Maria
Legião de Maria
LEGIÃO DE MARIA PDF Print Email


Frank Duff, um irlandês, nascido a 7 de junho de 1889 e falecido a 7 de novembro de 1980, foi o fundador da “Legião de Maria”. Ele pertencia à Sociedade de São Vicente de Paula, onde foi levado a um profundo compromisso com a fé católica e adquiriu grande sensibilidade às necessidades dos pobres e desfavorecidos. Junto com um grupo de senhoras, em Dublin, fundou o primeiro “Presidium da Legião de Maria”, a 7 de setembro de 1921. Divulgou a Legião pelo mundo inteiro e assistiu o Concílio Vaticano II como observador leigo.

Idealizou toda a reunião: oração do terço, leitura espiritual de um manual (escrito por ele), Oração da Tessera e leitura dos trabalhos legionários realizados na semana. Compreendeu o papel da Santíssima Virgem Maria no Plano da Redenção, bemcomo o papel das fieis leigos namissão da Igreja. É um grupo que se reúne para rezar pela própria santificação de a dos outros. A “Legião de Maria” na paróquia Santa Mônica chegou no dia 5 de dezembro de 1956, quando foi fundado o Presidum Regina Angelorun, que ainda permanece em atividade. Depois surgiu o Presidium Nossa Senhora da Consolação e mais tarde o Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. O trabalho das legionárias é riquíssimo: visita a hospitais, casas de famílias e lojas levando a imagem de Nossa Senhora e rezando o terço. Visitam-se doentes e idosos que não podem sair de suas casas e são também acompanhados os médicos e hospitais. Faz-se leitura para cegos. Estes trabalhos não desobrigam os membros de suas tarefas diárias junto às próprias famílias, assim como de realizar qualquer tarefa que seja solicitada pelo Pároco.

Na Santa Mônica a “Legião de Maria” dirigiu o Catecismo Paroquial por mais de 10 anos, fundou o Grupo de Domésticas, fez inúmeras visitas quando da Missão Popular, trabalho também por 5 anos na Festa das Missões e auxiliou no início do Curso de Alfabetização de Adultos, que existe até hoje. Coordenou e realizou inúmeras festas de “Coroação de Nossa Senhora” e á mais de 10 anos distribuiu a comunhão nos lares e hospitais. A paróquia possui 5 legionários MESC, que também representam a Santa Mônica na Pastoral da Esperança e Consolação no Cemitério São João Batista.

A Legião de Maria é um grupo aberto e quem tiver interesse em conhecer melhor esse grupo, que ama muito a Maria e Jesus e procura viver esse amor ensinado por eles, pode procurar a coordenação para uma visita.

Na paróquia existem 3 Presidiuns e se reúnem na sala Santa Monica, 2º andar:

Nossa Senhora da Consolação: 3as feiras às 9:30h

Presidente: Marisa

 

Regina Angelorum: 4ª feiras às 10:00h

Presidente: Lica Trajano

 

Nossa Senhora do perpétuo Socorro: 4ª feiras às 15:30h

Presidente: Antônio João

 

A Legião de Maria é muito grata aos freis Agostinianos Recoletos que nesses 56 anos nunca deixaram o grupo sem Direção Espiritual.

Salve Maria!

 
Legião de Maria PDF Print Email

 

A Legião de Maria é uma Associação de Católicos que, com a aprovação da Igreja e sob a poderosa chefia de Maria Imaculada, Medianeira de todas as graças, (formosa como a lua, brilhante como o sol e, para Satanás e seus adeptos, terrível como um exército em ordem de batalha), se constituí em Legião para servir na guerra perpetuamente travada pela Igreja  contra o mundo e as potências do mal. 

 

A Legião de Maria tem como fim a glória de Deus, por meio da santificação dos seus membros, pela oração e cooperação ativa, sob a direção da autoridade eclesiástica, na obra de Maria e da Igreja: o esmagamento da cabeça da serpente e a extensão do Reino de Cristo.

         A menos que o Concilium aprove, e as reservas apontadas no Manual Oficial da Legião de Maria, a Legião de Maria esta à disposição do Bispo da Diocese e do Pároco para toda e qualquer forma de serviço social e de Ação Católica que estas autoridades julguem conveniente ao legionário e útil à Igreja. Os legionários nunca tomaram sobre si qualquer destas atividades numa Paróquia sem a aprovação do Pároco. O fim imediato de tais organizações é o fim apostólico da Igreja, isto é, destinam-se à evangelização e a santificação dos homens e a formação cristã da sua consciência. 

   Dada a importância da devoção à Santíssima Virgem dentro da Legião, os legionários se consagrarão, todos os anos individual e coletivamente a Nossa Senhora, no dia 25 de março ou em outro dia conveniente, nas proximidades desta data, numa cerimônia que tem o nome de Acies.

Esta palavra latina, que significa um exército em ordem de batalha, designa, com razão, a cerimônia em que legionários, como um só corpo, se reúnem para renovar a sua fidelidade a Maria, Rainha da Legião, e dela receber a força e a bênção para um novo ano de combate contra o exército do mal.    A Acies é a grande solenidade do ano, a festa centrar da Legião. Insista-se, pois, com cada legionário, sobre a importantíssima obrigação de a ela assistir. A idéia central, sobre a qual tudo na Legião se sustenta, é o trabalho em união e sob a dependência de Maria, sua Rainha. A Acies é a solene declaração desta união e dependência, a renovação - individual e coletiva - do compromisso de fidelidade da Legião. Por isso, todo o legionário que, podendo assistir, não o faz, tem pouco ou nenhum espírito da Legião. Não vale a pena ter tais membros. (...) (trecho retirado do Manual da Legião de Maria, p. 170)

Reuniões:
Terça-feira às 9h30min
Quarta-feira às 10h e 15h

 


 


 

27/03- 2ª FEIRA

MISSA EM HONRA A SANTA MÔNICA

17h30min

 

28/03 - 3ª FEIRA

OFICINA DE ORAÇÃO E VIDA

14h30min, maiores informações na secretaria paroquial

ESCOLA DE FÉ E CATEQUESE LUMEN CRHISTI

19h

MISSA EM HONRA A SANTO AGOSTINHO

17h30min

 

 

30/03 - 5ª FEIRA

AOS TEUS PÉS SENHOR

Adoração ao Santíssimo Sacramento - 19h30min

 

31/03 -6ª FEIRA

VIA -SACRA

16h30min

 

02/04 - DOMINGO

DOMINGO DO PÃO

Lembremo-nos de trazer os mantimentos para os mais pobres de nossa comunidade.

 

Catequese Paroquial

Inscrições e Reuniões: quartas -feiras às 18h30min e Domingos às 8h30min no Pátio do Colégio Santo Agostinho

ou após da missa das 10h.

 

  • Novo horário das missas dominicais:
  • 8, 10, 11:30, 17,18:30 e 20 hs.

Foi suprimida as missas das 7 e 8:30 e acrescentada a missa das 8h.

 

CURSOS DE NOIVOS 2016

DATAS:

12 de março

04 de junho

INSCRIÇÕES: http://cursodenoivospsm.com.br

 

CURSO DE BATISMO

Encontro de preparação para o batismo

Realizado na 2ª e 4ª quinta- feira do mês na capela da paroquia às 20h

Inncrições gratuitas na secretaria paroquial

PRÓXIMAS DATAS:

06 e 20 de abril